Honda Civic EXR
Todo projeto tem suas particularidades, mas algo que está sendo muito comum é o pedido por espaço no porta-malas. O proprietário deste Honda Civic disse que gosta de viajar e que além da bagagem comum, costuma levar equipamentos esportivos, então, precisaria de espaço.
Porta-malas do Civic precisava ter bastante espaço para bagagem e equipamentos esportivos.
A necessidade de manter bastante espaço já indicava o uso de uma caixa selada (por ser um modelo de caixa com menor volume). Além disso, o fato de gostar de rock também indicava o uso desse tipo de caixa.
Avaliando o pouco espaço para a caixa e o rack dos equipamentos.
Muitas pessoas diriam logo que por se tratar de um carro sedan, a selada não teria chances, mas mesmo assim, peguei duas caixas, sendo uma selada e outra dutada, e testei as duas para que o cliente se sentisse à vontade para decidir entre as duas.
Projetando a caixa.
Além do subwoofer, ainda precisava haver espaço para dois amplificadores e um processador.
Montando a caixa.
Testamos primeiro a dutada e o resultado já foi bastante interessante, com bom nível de SPL. Mas ao testar a dutada o cliente não teve dúvidas. Como já era esperado, perdeu um pouco do SPL, mas as batidas rápidas pesaram muito na escolha da caixa.
Caixa montada com todos os equipamentos.
Um tampa para esconder alguns equipamentos.
Instalando no carro.
Porém, imprevistos acontecem e parte dos equipamentos acabou não sendo usada. O proprietário quis manter a central multimídia original do veículo, que infelizmente não dispõe de muitos recursos de áudio, além de não ter um bom sinal. Com isso, o processador deixou evidente um "hiss" (ruído) bastante perceptível. Testei com o processador de sinal e com um conversor RCA. Com o processador o ruído era mais evidente.
Conversor RCA.
Para nossa surpresa, o amplificador que seria usado para a parte stereo do projeto também deixava um hiss muito baixo, mas por saber que ele existia, sugeri ao cliente o teste com outro amplificador. Testamos um SD400.4evo e o módulo da MBquart acabou sendo trocado também.
Instalando os novos equipamentos e os crossovers passivos do kit Focal 165V30.
Caixa com uma tampa para manter um visual mais discreto. Posteriormente o porta-fusíveis será instalado sob a tampa, deixando tudo escondido.