Quantcast
Channel: RSS AutoSom.net
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3151

[Projeto] Trio no muro + Outras ideais

$
0
0

Olá a todos do Fórum!

Após receber um som e uma semana pesquisando o dia inteiro sobre som (universidade de greve, o cara fica se ocupando assim mesmo) acabei por encontrar este fórum, inclusive tirei várias dúvidas aqui. E então decidi postar sobre meu projeto, para quem sabe, ter mais algumas dicas que eu não tenha percebido.

Além disso tenho duas ou três ideias que também gostaria de compartilhar e pedir opiniões.

Primeiramente, começando do básico, este é o som que tenho:
 lQZFDF0.png 

2x 15CV4 Selenium
http://www.selenium.com.br/site/assets/produtosfinal/43_pdfManual.pdf

2x ST320 Selenium
http://www.selenium.com.br/sitenovo/admin/Documentos/ST320_p.pdf

2x HDI 320 Hinor
http://www.hinor.com.br/downloads?busca_download=HDI+320

A história é o seguinte, em carro de minha mãe tinham dois Oversound de 10” 80W RMS juntos com dois Selenium ST 302, ligados a um Tojo AB2000, quando ela trocou de carro o som acabou indo pra dispensa, então meu pai teve a ideia de usar uma fonte ATX parada pra alimentar o som e então eu usava esse conjunto em meu quarto, dava pra me divertir e fazer muito barulho na rua. Acabou que um primo meu pegou emprestado e depois o irmão dele colocou num Fusca e levou pra outra cidade, quando voltou, cadê meu som? Então tem uns 4 anos que ele me devia um som e agora “pagou”.

 MuE64AJ.png 

Como vemos, a situação dos falantes não está tão boa, acontece que estavam ligados no Fusca dele e ele deixava o carro no sol, então ressecou o cone. Procurei quem fizesse o serviço em minha cidade e me cobraram 100 reais nos dois. Somente o cone, ficaria na faixa de 25 a 30 reais. E como não ando em condições de comprar falantes 100% novos, estes quebrariam o galho por enquanto. É só pra não deixa-los parados, as bobinas e parte elétrica tá toda funcionando, só o cone que tá ruim mesmo.

-> Agora indo a parte onde começa o projeto desse som em si, como eu falei, passei algum tempo pesquisando, dentre essas pesquisas procurei entender sobre módulos, diferenças entre falantes e até a montar as caixas.

Como o primeiro passo após “comprar” os falantes, é procurar os módulos que os alimentem, falaremos sobre amplificadores.

Tanto os woofers, quanto os drivers e também os supertweeters, são 8 Ohms, e como sabemos, no mercado a grande maioria dos amplificadores variam entre 1 – 2 – 4 Ohms.

Nas minhas pesquisas, encontrei esse link: http://sombox.com.br/caixas-de-som/ligando-alto-falantes-corretamente/ no qual apresenta a ligação dos módulos e também explana sobre divisores de frequência.

A primeira saída para o meu problema e que a seria mais barata financeiramente, seria essa:

 oPTf7P0.png 

Onde eu pego um módulo que me forneça potência em 4 Ohms e eu ligue os woofers em paralelo, os drivers em paralelo e os tweeters em paralelo.

Mas por que cada um separado e, por exemplo, não drivers e tweeters juntos?

Porque no mesmo site acima, e em outros lugares também falam, que falantes de tipos diferentes não dividem a amperagem, no caso continuariam 8 ohms, como mostra a imagem:

 9dup1s8.png 

Nesse caso, procurei módulos de especificação: 400.4

-> IR 400.4, Vision 400.4 mini, SD400.4D, TS400x4.

Que geralmente são módulos de 4x100W 2 ohms e 4x60W 4 Ohms e também fornecem bridge de 2x200W 4 ohms. Alguns possuem 4 entradas para os quatro canais e outros de 2 entradas para 4 canais. Eu priorizo os que tem 4 entradas, logo mais explico o porquê.

Nesse caso, ligaria os tweeters no canal 1 em paralelo, os drivers no canal 2 e os woofers no bridge. Assim teria potência suficiente para o sistema pois usando a ligação em paralelo, o bridge, por exemplo, seria suficiente para alimentar os 150W dos dois falantes.

A prioridade para o de 4 entradas seria porque me daria a possibilidade de instalar um crossover stx52 dividindo cada frequência antes de entrar no módulo, mas isso ainda não é prioridade.

O único problema dessa instalação seria o sistema completamente em mono e eu pretendo fazer duas caixas separadas, mas creio que essa receita acima seria viável.

-> Ou em outro caso, seria procurar módulos de pelos menos 4 ohms na saída, para instalar os falantes todos separados. O problema é que, como cada falante teria uma impedância maior que a do módulo e quando isso ocorre perde-se potência, eu teria de utilizar amplificadores que pelo menos compensassem essa perda de potência. Creio que quando é o dobro a perda fica em torno de 40%, não lembro onde vi a informação. Nesse caso seria um investimento alto para algo que a meu ver, não faria muita diferença, pois como quero caixas separadas para usar em casa e simular “show” não vejo a necessidade de ter os falantes em stereo.

-> Uma terceira opção, seria ter um módulo só para os médios e agudos e um outro só para os graves, mas isso acarretaria custos tanto com módulo quanto com alimentação.

Para alimentar o sistema, a ideia inicial é uma fonte chaveada de 12V e 40A, ou então, se eu tiver tempo e paciência, fabricar uma própria, de especificação parecida, usando transformadores velhos que tem por aqui, mas isso daria mais trabalho. Mas é isso, fonte direto da tomada e daí para o módulo.

E aqui terminamos a parte elétrica do sistema. Para ficar tudo organizado, teria uma caixa já com a fonte, amplificador e talvez crossover, com as saídas para as caixas de som utilizando RCA, onde eu só ligaria os cabos sem ter a necessidade de ficar parafusando e desparafusando toda vez que fosse guardar ou levar para algum lugar. Como alguns diriam: plug and play.

Links que acabei encontrando durante a pesquisa e salvei:

Fios: http://discabos.com.br/downloads/arquivos/tabela-alto-falante.pdf

Calculo de impedância: http://sombox.com.br/caixas-de-som/calcular-impedancia-de-alto-falantes-em-serie-e-paralelo/

Resumo sobre sistema de som: http://www.somsc.com.br/dicas/instalacao

Muita coisa útil: http://autosom.net/artigos.asp

Ligações, capacitores, indutores, divisores de frequência: http://sombox.com.br/caixas-de-som/ligando-alto-falantes-corretamente/

Diferenças entre falantes: http://blog.lojadosomautomotivo.com...-usar-8-10-12-15-ou-18-polegadas-tamanho-3591

Fontes chaveadas: https://autoforum.com.br/topic/193468-clube-da-fonte-cftv-2933a/

Montagem trio: http://autosom.net/artigo.asp?cod=65

Iniciante a trio: https://autoforum.com.br/topic/180017-pra-quem-ta-comecando-no-mundo-dos-trios-automotivos/page-1

Escolher potência dos falantes: https://somaovivo.org/forum/threads/como-escolher-a-potencia-correta-para-os-falantes.126/

Fonte caseira 14,8V: 

 

A próxima etapa é o cálculo da caixa de som, para isso, recorri a pesquisas extensas onde acabei lendo vários artigos e apostilas sobre o assunto.

Curso de Caixas Acústicas – Som ao vivo

https://www.somaovivo.org/artigos/curso-de-caixas-acusticas--parte-1--os-woofers/

https://www.somaovivo.org/artigos/curso-de-caixas-acusticas--parte-2--os-medios-drivers-e-tweeters/

https://www.somaovivo.org/artigos/curso-de-caixas-acusticas--parte-3--construcao-da-caixa/

https://www.somaovivo.org/artigos/curso-de-caixas-acusticas--parte-4--capacitores-divisores-de-frequencia-e-atenuadores/

Curso Caixas Acústicas – Faça você mesmo

http://dirsom.com.br/index_htm_files/Curso Caixas Acusticas - Faca voce mesmo.pdf

Após toda essa leitura acima, pesquisei sobre os programas WinISD e BassBox Pro. São programas bem equivalentes, porém o BassBox te ajuda mais que o WiniISD, já este último tem a vantagem de possuir uma visualização melhor.

Nesse caso eu usarei o BassBox para demonstrar um projeto de caixa que fiz, nesse caso eu procurei o F3 mais baixo sem perder a eficiência da caixa causado pelo delay (mantendo abaixo de 15):

  tW48XA5.png 

Que seria o projeto que eu faria, ou então acataria o Fb sugerido que é em torno de 87Hz.

Lembrando que o woofer é o lá de cima: 15CV4 e que as medidas para alcançar os 200L podem ser diferentes das sugeridas pelo programa.

 

Outra caixa projetada: 100x50x40cm:

   Bw2IiND.jpg

 

 

Links para entender WiniSD e BassBox:

WinISD: https://pt.scribd.com/doc/144811831/Guia-de-utilizacao-do-WinISD-pro

WinISD: http://www.linearteam.dk/default.aspx?pageid=help

BassBox: http://www.htforum.com/forum/threads/tutorial-bass-box-6-pro-1-3.274205/

Calculadora Autosom: http://autosom.net/artigos/box_design.htm


Então é isso, pode ser que mude litragem pra 150-100, ou manter nos 200 mesmo já que deu um valor legal e não é uma caixa imensa pra se ter no muro.

Para finalizar, como a partir de 2KHz já há uma queda do woofer, então o sinal do driver começaria nesse ponto e iria até em torno de 5~6KHz, onde entraria o tweeter.

Resumindo para quem não entendeu: Com o que tem lá em cima, montar duas caixas, cada uma com 1 woofer, 1 driver e 1 tweeter, ligadas a uma “mesa” onde conectaria os falantes em paralelos num módulo 400.4 e esse módulo ligado a uma fonte 12V 40A.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Seguindo em frente, gostaria de apresentar mais duas ideias para projetos que posso fazer ou não no futuro. E pode ser que em qualquer um dos dois eu aproveite algo deste primeiro acima.

O segundo projeto, seria mais uma evolução deste primeiro, caso eu utilizasse ainda algo do primeiro, como módulo ou fonte.

Eu gostaria de um som bom o suficiente para dar uma festinha, balada pequena, churrasco, sem ter que gastar tanto.

Então pensei em 2 woofer de 15 da oversound ou selenium e talvez eros que descesse bem em baixas frequências, acompanhados de 2 ou 4 drivers Ti. Estas são as marcas que mais tocam por aqui caso eu pense em vender,

Nesse caso penso que coisa de 300W RMS em cada woofer e 70W em cada driver, imagino que isso estaria certo, mas precisaria fazer os calculos de SPL. Para fazer o mesmo jeito do primeiro, montar em caixas ligadas a uma mesa com o módulo.

Então, pode ser que, se eu pense em montar esse som, seja mais negócio eu investir em módulos melhores já agora para o primeiro projeto, assim como uma fonte também.

Nessa ideia poderia também evoluir para um "mini line array", só que nesse caso já seriam caixas 3 vias, com subwoofer, midbass e driver ti. Onde eu faria caixas com Driver Ti + 8", que dariam para usar no PC, talvez, + caixas de sub. Nesse caso não sei como montar.

E o terceiro projeto, seria mais dicas para um bom projeto de PC, kit duas vias em caixas + sub. Nesse caso, os módulos 400.4 + fonte me seriam úteis nesse, precisando só comprar os falantes e fazer as caixas. Pensei em usar kit duas vias e subwoofer bravox. CS60D + sub entre 150~250W RMS

Obrigado a todos que leram até aqui, espero que eu tenha apresentado boas ideias e também que vocês possam dar dicas, sugestões, enfim, comentar sobre os projetos num geral.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3151