Então...
Sei que existe uma penca de tópicos a respeito, mas há novos produtos no mercado (novos preços) e achei legal postar minha dúvida num tópico novo. Premissas:
- Sem preconceitos: não sou grande entendedor. Não faço questão de marca importada e/ou cara. Quero um som legal, agradável. Pode ser produto nacional, importado, barato ou nem tanto. Se eu puder gastar pouco e ficar satisfeito, melhor.
- Tipo de som: interno de qualidade para ouvir no trânsito e em volume médio. Eventualmente poder aumentar numa música específica e não achar que a qualidade caiu vertiginosamente.
- Espaço:sem uso do porta-malas.
- Verba: inicialmente, abaixo de 1.000. Instalação será feita em loja. A depender da solução proposta, esse limite poderia chegar a 2.000.
- Fonte primária de áudio: serviços de streaming com músicas off-line (Spotify com bitrate de 160 kbps e Apple Music a 250 kbps com compressão AAC).
- Tipo de música ouvida: rock (de indie a metal) e eletrônica, basicamente.
- Item inegociável: manter a HU original, apesar da pequena quantidade de ajustes do som (basicamente graves e agudos).
Atualmente, com os falantes originais (2 tweeters e 4 nas portas) o resultado é na maioria das vezes satisfatório. Às vezes, ao aumentar um pouco o volume, sinto o som um pouco “abafado”, como se perdesse um pouco a profundidade e as nuances que a mesma música em volume mais baixo me proporciona (espero que alguém esteja entendendo o que quero dizer aqui).
Então: num mundo ideal (solução 1) eu queria trocar os tweeters e os falantes dianteiros por um bom kit 2 vias e resolver essa questão. Será que consigo um resultado satisfatório com essa solução? Melhoraria também um pouco dos graves? Apesar de poucas regulagens, a HU original tem um volume bom, sendo inviável colocar no máximo (coisa que constantemente eu fazia no meu ex-carro).
Uma outra solução (2) que pensei seria colocar um sub slim embaixo do banco do passageiro obviamente com amplificador (poderia usar material que já tenho parado ou partir para compra). Para não subir muito o custo do projeto, optaria por um kit de 2 vias de entrada de uma marca boa. Problemas dessa solução: (1) não daria para o sub ficar muito embutido porque já há uma caixa com componentes elétricos/eletrônicos ali, ou seja, o sub acabaria roubando espaço para os pés do passageiro; (2) os custos com insumos do projeto subiriam vertiginosamente (começando com cabos e podendo chegar até a troca de bateria), encarecendo bastante o montante gasto.
Será que a solução 1 me atenderia? Ou estou supervalorizando o que um kit de 2 vias poderia fazer por mim? A diferença para o kit original seria suficiente para suprir minha ATUAL necessidade (mais definição num volume maior e um pouco mais de graves)?
Parênteses: lembro que instalei um bom kit no meu ex-carro e o resultado foi muito bom, mas depois de um tempo achei que faltava um algo a mais (e faltava mesmo). Sei que esse negócio de som é como uma cachaça e se não soubermos impor limites, o dinheiro sai pelo ralo. Meu medo é partir para a solução 1, gostar por um tempo e depois ter que complementar com o resto da solução 2. No meu outro carro, convivi com as limitações. Por isso penso se a solução 2, mesmo com um kit 2 vias pior seria mais definitiva.